Como amamentar o bebê

como amamentar corretamente o bebê

Como amamentar o bebê

A mamãe que pode e consegue amamentar o bebê, sabe que o ato é um dos maiores gestos de carinho e amor, além de ser uma ligação única com o filho e Como amamentar o bebê. A complementação do laço criado durante a gestação. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) o leite materno é o melhor alimento que uma criança pode receber até os primeiros seis meses de vida. Depois desse período exclusivo de aleitamento, a mãe pode introduzir outros alimentos, sempre seguindo a orientação do pediatra, e sem deixar de lado – quando possível – a amamentação, até cerca de dois anos, isso ajuda a criança a crescer mais forte e sadia por isso e bom saber Como amamentar o bebê.

Mas o benefício não vem apenas da força do leite materno ou do carinho da mãe na hora que está amamentando. Outros benefícios são o fortalecimento dos ossos da face. Um correto desenvolvimento dessa ossatura pode prevenir distúrbios do sono e bruxismo. Porém tais benefícios são apenas da amamentação natural, as mamadeiras e bicos, mesmo os anatômicos, podem alterar a posição da língua e de toda a musculatura facial, podendo trazer consequências futuras na formação definitiva do rosto e até da arcada dentária.

Como amamentar corretamente o bebêAs mamães de primeira viagem apresentam muitas dúvidas na hora de aprender Como amamentar o bebê com relação à amamentação, algumas dessas dúvidas são mitos transmitidos de geração a geração, sem nenhuma comprovação científica, mesmo que pareçam funcionar. Então vamos tentar esclarecer alguns desses mitos.

Mitos

A prótese mamária de silicone prejudica a qualidade do leite?

A qualidade do leite não, porém pode atrapalhar a amamentação interferindo na quantidade de saída do leite.

A redução das mamas – mamoplastia – pode interferir na amamentação?

Assim como a colocação de próteses de silicone, as técnicas atuais praticamente não interferem nas glândulas mamárias, a redução das mamas pode atrapalhar a saída do leite, diminuindo a quantidade que normalmente sairia, mas não a produção do leite. O ideal nos dois casos é conversar com o cirurgião plástico antes das cirurgias para ter certeza que o processo não irá interferir no aleitamento no futuro.

Algum alimento aumenta a produção de leite?

A mãe que está amamentando deve ingerir pelo menos um litro de líquidos por dia, para ajudar na produção do leite. Mas não existe comprovação científica que algum alimento auxilie ou aumente a produção de leite. Até alguns anos atrás acreditava-se que canjica, cerveja preta e alguns chás ajudavam no aumento da quantidade de leite ou até mesmo na produção do leite, mas nenhum estudo conseguiu, até agora, provar a veracidade disto. Além disso, a mãe precisa se preocupar com a qualidade de sua alimentação, para manter-se saudável e assim melhorar a qualidade do leite oferecido ao bebê.

Durante a amamentação, a mãe deve evitar o consumo de bebidas alcoólicas já que tudo o que ela ingere, passa para o leite e acaba sendo ingerido pelo bebê.

Expor os seios ao sol é benéfico?

Mesmo que algumas pessoas acreditem que esse tipo de tratamento pode acelerar a cicatrização de lesões nos mamilos, a exposição aos raios solares deve ser encarada com muito cuidado, principalmente porque não se deve expor sem a devida proteção de um protetor ou bloqueador de raios solares, e esses produtos podem causar alergias ou até mesmo prejudicar a amamentação.

Verdades

Mamadeiras e bicos interferem na amamentação

As mamadeiras, chucas e bicos podem aumentar o risco de desmame porque apresentam maneiras diferentes de sucção que podem levar o bebê a rejeitar o seio.

Leite materno pode ser congelado?

Pode. Após a retirada deve ser armazenado em recipiente esterilizado e pode ser armazenado em geladeira por até 12 horas ou no freezer por 15 dias.

Estresse seca o leite?

Qualquer fator externo (estresse, dor, fadiga, fome, depressão) pode diminuir o estímulo para a produção do leite materno.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>